Coaching de Liderança
- Maisa Bertoglio
- 3 de jul. de 2018
- 5 min de leitura


Gostemos ou não, as empresas, as relações pessoais e a forma como nos comunicamos mudou muito na última década. O grande desafio de todos os empreendedores, cada vez mais, é, pois, ter em mãos as pessoas certas e dirigi-las de modo certo. Esse é o grande diferencial e a primeira base do sucesso, pois qualquer situação positiva ou negativa de uma empresa, numa redução última, tem sua causa em ações e operações de pessoas.
A empresa pode até crescer, mas não se desenvolve se as pessoas não forem funcionais, porque elas têm o poder de fazer qualquer tipo de sucesso e fracasso. Quanto maior a funcionalidade das pessoas, tanto mais fácil e rápido serão os resultados.
Muitos são os fatores que dificultam a funcionalidade e a realização pessoal. Porém, a causa-base reside no fato de o sujeito não conhecer a si mesmo, desconhece a ordem da sua natureza. Por isso realiza escolhas, pratica ações e tem comportamentos que contrariam o próprio projeto. É impossível a realização e a funcionalidade fazendo coisas contrárias à sua essência.
O empreendedor é diferente dos demais. Parece carregar dentro de si um gênio da criação. É uma pessoa que tem o dom de transformar, de criar, de produzir bens, utilidades, conforto, que beneficiam e realizam a todos.
Porém, o gênio que se esconde dentro desses empreendedores, na maioria dos casos, é barrado, bloqueado ou até destruído, tornando-se, assim, um líder negativo, que não influencia de forma positiva as pessoas à sua volta, e os seus negócios começam a diminuir, tendo perdas consideráveis.
A maior perda da sociedade humana talvez não seja a econômica ou ambiental, mas sim a perda do potencial de inteligência e de vitalidade dos que nascem diferenciados.
Toda a questão é: por que ocorre esse bloqueio, esta destruição do potencial empreendedor, tornando sujeitos medíocres? Ou, por que muitos, com o dom da liderança, se tornam líderes negativos? O que acontece emocionalmente quando faço escolhas erradas? O que acontece quando tomo decisões acertadas? Que critérios tenho, internamente, para saber se as oportunidade são boas e feitas para o meu potencial?
É nesse momento que o Coaching de Liderança encontra terra fértil.
Mas o que é Coaching de Liderança? É uma ferramenta muito usada para desenvolver empreendedores, através do autoconhecimento, focado em buscar e fortalecer habilidades e competências naturais do sujeito. Assim, pode se trabalhar com todo tipo de profissional, desde um profissional liberal até um presidente de uma multinacional, devido a aplicações personalizadas.
Entre os diversos conceitos de Coaching e de Liderança, seguem os conceitos que mais identificam o Coaching de Liderança Pessoal:
“Coaching é a arte de ajudar as pessoas a fazerem aquilo que não querem,
para que possam alcançar o que almejam e tornarem-se aquilo que desejam
ser.” (Joseph O`Connor e Andrea Lages)
“É um relacionamento no qual um profissional qualificado se compromete
a apoiar alguém a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir
competências e/ou produzir uma mudança específica. Coaching é mais do que
treinamento, o Coach acompanha a pessoa até o momento em que ela atingir
o resultado. O Coach oferece ferramentas e perguntas para que suas intenções
se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados.
Coach assume o compromisso de apoiar pessoas a realizar metas. Coaching é
obtenção do resultado desejado pelo Coachee.” (Academia de Coaching)
“Liderança é o esforço consciente de exercer uma influência especial dentro
de um grupo, no sentido de levá-lo a atingir metas e benefícios permanentes,
que supram as necessidades reais do grupo.” (John Edmund Haggai)
Então, o Coaching de Liderança é a feliz união desses conceitos. O Coach estimula de forma consciente o Coachee para sair da zona de conforto, buscando atingir metas que tragam benefícios permanentes e que supram as reais necessidades do grupo onde esse empreendedor está inserido.
O foco desse trabalho é o autoconhecimento, levando o sujeito a tomar as rédeas da sua vida, na busca de realização pessoal, na vida profissional e econômica, na vida afetivo-amorosa, na vida familiar e no convívio social. Visa colocar ordem na realização de escolhas, ações e comportamentos que o autentifiquem e não contrariem o próprio projeto.
Percebo, nesses 10 anos de trabalho com Coach de Liderança, que o sucesso real não acontece fora das tendências naturais da pessoa.
Por isso, fazer Coaching é trazer para fora, para uso e aplicação prática do melhor do
sujeito, o seu grande potencial e os dons que ele possui. Devido a tantas desilusões, em todas as carreiras da vida e em todas as formas de dever, uma realidade tornou-se frequente: tantas pessoas, especialmente as mais inteligentes e sensíveis, mesmo tendo uma vida exemplar sob qualquer tipo de regra ou forma, não encontram a realização
interior e ninguém sabe o porquê. Segundo o professor Antônio Meneguetti, “a alegria, aquela autêntica, que dá consistência dentro, que produz tranquilidade de ordem (paz), é um efeito da própria alma, unida ao ser da vida”.
Por isso que o principal objetivo do processo de liderança pessoal é centrar a pessoa na sua identidade utilitarista-funcional, ou seja, autenticar a pessoa para que ela possa ser o que ela é, gerando, assim, a paz e a alegria interior, tão buscadas por todos e automaticamente o sucesso econômico- financeiro.
Entre os vários benefícios e vantagens do Coaching de Liderança, há que se destacar que, para o Coachee, o grande benefício é a alegria de se estar inteiro no momento presente, em todas as áreas da sua vida, e contemplar o natural crescimento econômico-financeiro.
O processo de Coaching de Liderança Pessoal não tem um prazo definido, pois cada sujeito é único. Em média, dura de três a doze meses de caminhada juntos (Coach e Coachee), dez horas por mês, sendo oito horas no ambiente do Coach e duas horas no ambiente do Coachee.
Toda a base teórica do Coaching de Liderança Pessoal está nos conceitos utilizados dentro das seguintes bases teóricas: Coaching, Eneagrama, Ontopsicologia, Bíblia, Psicodrama, Psicologia Cognitiva Comportamental, Programação Neurolinguística, Marketing Pessoal, Administração e Comunicação Social.
Na minha prática como profissional desse processo de Coaching, sempre houve resultados, devido a um sério empenho do cliente, acompanhados por grandes transformações, com crescimento substancial, em curto espaço de tempo.
Para o Coach o grande benefício é o de conhecer e conviver com líderes, que ensinam com a sua própria vida, ampliando o conhecimento e trazendo pérolas de sabedoria, algo tão precioso para essa vida. Sem falar da alegria de ver o crescimento do seus Coachees e de várias pessoas ao seu redor, pois esses empreendedores influenciam a vida de muitos.
Segundo os sociólogos, até as pessoas introvertidas influenciarão, em média, 10 mil
pessoas durante a sua vida. Se alguém que nem está tentando liderar outros impactará a vida de tantas pessoas, imagine o que pode fazer uma pessoa que tem a intenção de liderar.
Por isso a liderança é para todos! Todos foram chamados por Deus para
liderar sua vida, seus negócios e sua família. E o grande chamado está em
influenciar os outros a serem melhores do que podem ser.
Comments